domingo, 23 de dezembro de 2012

Sinopse e resenha

Resenha de divulgação

Uma noite como qualquer outra. Uma mensagem avisando sobre a morte de um amigo, uma morte que ainda não ocorreu. Talvez um trote, talvez apenas mais um spam. Quem daria importância a algo assim?
Algumas horas depois e a ameaça se cumpre. Terrorismo? Vingança?
E mais um aviso, e mais outro e mais outro... O Rio de Janeiro está sob ameaça.
Um criminoso desconhecido, que realiza seus crimes através de terceiros, está deixando a cidade apavorada; outras ameaças surgem em diversas cidades do Brasil. Apenas e-mails e mensagens avisando sobre mortes de pessoas, aparentemente, sem qualquer relação entre si.
Matheus, perito da Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro, tímido e introvertido, terá que descobrir, com a ajuda de Luana e sua equipe de policiais, quem é esse assassino anônimo, antes que outra vítima seja abatida e o terror se espalhe ainda mais. Mas como deter um criminoso que não suja as próprias mãos, apenas comanda os crimes, sempre protegido pelo escudo do mundo virtual? A única pista, um nome de usuário de email: aaaaa...
Acompanhe esse jogo de gato e rato com um policial que fará tudo o que for preciso para deter um homicida que não mede esforços para conseguir o que quer.
Marcel Trigueiro cria uma novela policial contemporânea, onde a violência invade a cidade a partir da internet, usando o Rio de Janeiro como pano de fundo para O próximo alvo.
Aliando os conhecimentos adquiridos na profissão de analista de sistemas, Marcel Trigueiro tece uma rede surpreendente de acontecimentos que se sucedem como faces de um cubo mágico, mudando e criando outras perspectivas, mal o leitor tenha se habituado a eles. Uma linha de raciocínio muito clara e coesa faz com que a trama de O próximo alvo possa ser acompanhada mesmo por quem não está ambientado ao mundo digital e a cyber-linguagem, garantindo um excelente mistério a ser desvendado capítulo a capítulo.


Sinopse


Quando o medo é usado como arma, o pânico paralisa o alvo como uma teia de aranha que imobiliza as presas nos últimos segundos de suas existências. Daí em diante, dar cabo a uma vida torna-se algo elementar.
A cidade do Rio de Janeiro já experimentou o clima de terror no final do ano de 2010, com carros e ônibus sendo incendiados durante madrugadas em sequência. No início de 2011, um clima similar instala-se na cidade, mas desta vez os alvos têm nome e sobrenome. Centenas de milhares de pessoas são progressivamente ameaçadas por terroristas que parecem saber todos os detalhes de suas vidas, sendo algumas delas covardemente assassinadas, numa demonstração de que qualquer um pode morrer.
Matheus Erming é o especialista em Computação Forense responsável por investigar os computadores usados pelas vítimas e por descobrir como detalhes de suas rotinas diárias, relações de parentesco e de amizade foram obtidas pelos perpetradores dos ataques. As perícias são o ponto de partida de uma perseguição não apenas cibernética, que toca nas mais baixas esferas do crime organizado e segue em busca da raiz do caos na cidade.
No decorrer dessa corrida, a segurança da família do próprio Matheus também acaba sendo posta em risco. Quando isso acontece, ele sabe que só tem uma escolha: seguir em frente, a qualquer custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.