domingo, 9 de junho de 2013

Crônica #23 - Situações de silêncio


Situação 1: no elevador 

São 11:55. Você entra no elevador e dá de cara com um vizinho. São quase dez andares até chegar ao solo. Assim que você entra, seu companheiro de viagem vertical comenta:
– Bom dia.. – Dá uma olhada no relógio, e completa – Quase boa tarde, não é?
Silêncio. Os andares passam lentamente. Você tenta algo:
– Que tempo maluco, não é? Ontem mesmo fez o maior sol.
Ele sorri e não diz nada. Você dá aquele sorriso falso. Há silêncio novamente, que impera até que a porta se abra e vocês enfim se desvencilhem.

Situação 2: no restaurante 

Volta e meia vou almoçar sozinho no restaurante da empresa. Resquício da época em que eu estava escrevendo o livro e precisava almoçar rapidamente, em 20 minutos ou menos, para depois gastar 40 minutos digitando no smartphone num local estratégico do prédio, onde ninguém conhecido pudesse me ver. 
Num belo dia estou sentado, tendo acabado de me servir. Apenas eu e uma mesa de seis lugares. Mal começo a refeição, dois jovens (um homem e uma mulher) pedem licença e sentam-se. Devem ser estagiários. 
Quando estou só, invariavelmente presto atenção à conversa alheia que chega sem esforço aos meus ouvidos. Já ouvi gente falando mal de um funcionário que não estava presente (provavelmente para se sentirem competentes), gente falando mal do cliente, funcionários comentando sobre pirataria, sobre carros, etc. Neste dia, espero ouvir o que o casal de jovens tem a dizer, mas mal sei eu que me decepcionarei. 
Mal sentam-se, ela dá a primeira garfada e desbloqueia o smartphone. Dá para ver com minha visão periférica. Rola a tela para cima e para baixo, enquanto mastiga e provavelmente confere se não perdeu alguma atualização de status dos amigos nos últimos minutos que ficou desconectada (entre a mesa de trabalho e o restaurante, no mesmo prédio). Depois, bloqueia o smartphone e continua a comer. Nenhuma palavra dos dois até agora. Silêncio.
Mal tendo ela acabado de bloquear a tela, foi a vez dele desbloquear o aparelho e fazer o mesmo. Permanece assim por alguns segundos, até que ela não se contém e desbloqueia novamente o smartphone, afinal, vai que alguém "tuitou" nos últimos 53 segundos... Eu suspeito até que estejam se comunicando via SMS, WhatsApp ou algo parecido, apesar de próximos, mas ao que tudo indica não é o caso. Cada um na sua, navegando nos seus círculos de amigos, estão bastante imersos. Num dado momento ela dá um sorriso (um "twitt" de alguém famoso?), ainda olhando para o aparelho enquanto mastiga.
Apenas vários minutos depois coincide de os dois estarem com os aparelhos bloqueados ao mesmo tempo, ao lado dos pratos. Então, não há alternativa senão conversar. O silêncio enfim  é rompido.
Um almoço solitário frustrante para mim, com pouca história para ouvir... Assim fica difícil.

Situação 3: piada sem graça

Os famosos microssegundos que você leva para entender uma piada que seu amigo conta, quando ela não é boa ou não é óbvia. Parecem eras geológicas enquanto ele aguarda a sua reação, esperando que seu sorriso amarelo se torne um sorriso de verdade ou uma gargalhada. 

Situação 4: ops, ninguém pensou nisso antes

Quando, numa reunião de trabalho com o cliente e já quase na fase final do projeto, alguém menciona um detalhe no qual ninguém pensou antes. Há um hiato até que alguém diga alguma coisa. 
O nobre leitor pode ter absoluta certeza de que o tempo de silêncio nessa situação é inversamente proporcional ao salário de quem falou. Se quem descobriu a falha no projeto foi um estagiário, pode esperar um tempo enorme (cerca de cinco segundos). Se foi um gerente de projetos, serão cerca de dois segundos.

Situação 5: o assunto acaba

Você está conversando com seus colegas, e de repente o tema se resolve, não há mais argumentos. Todos perdem o interesse pelo assunto ao mesmo tempo. Nesse momento, todos ficam pensando talvez o mesmo que você: "o que digo agora? como foi meu fim-de-semana? Melhor não. Minhas férias? Não... O tempo que virou e ficou nublado? Muito batido. Já sei. Futebol! Mas acabamos de falar sobre Neymar. A copa. Pronto, acho que vou comentar algo sobre a copa." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.