domingo, 23 de junho de 2013

Crônica #24 - Ele é do tipo que ajuda os outros?


Se você é uma criança órfã, então não possui alguém para chamar de papai ou de mamãe. Não pode dizer "mamãe! mamãe!" no frio da madrugada quando precisa de mais calor ou simplesmente quer ir ao banheiro. Não tem alguém em quem se inspirar no dia a dia. Carece de afeto, daquela presença tão especial dos pais.
Se é um idoso, então pode ser que tenha sido esquecido por aqueles que mais amou ou ainda ama, o que provavelmente já causou marcas irrecuperáveis no seu fraco coração. Talvez esteja mais solitário do que nunca, desejando que Deus o tire logo dessa situação tão sem sentido.
Se você é um drogado ou alcoólico, sabe que muitos o reprovam. Acham que é um fraco. Desconhecem o poder da dependência química e da bebida, além de seus efeitos devastadores. Talvez você simplesmente não veja saída para a sua situação cada vez mais insuportável.

Para todos vocês, o mundo parece conspirar contra.

Mas minha criança, espere! Há pessoas que lhe estenderão a mão. Que têm corações genuinamente puros. Que a alimentarão, a ajudarão a vestir-se, a limpar-se, a tomar banho e, acima de tudo, não exigirão absolutamente nada em troca. Há pessoas que, por mais extraordinário que possa parecer, se sentirão felizes ao verem um sorriso estampado em sua pequena face, mesmo que não sejam seus verdadeiros pais. Tenha então certeza de uma coisa: pode chamá-los de papai ou mamãe, pois o amor deles será o mesmo ou até maior.
A senhora ou o senhor já sem esperança, que já viu tudo nessa vida: creia que há também alguém que o ajudará. Esse alguém entenderá a situação pela qual está passando e o ajudará a fazer coisas que são tão simples, mas que já lhe representam desafios crescentes. Esse alguém ajudará a viver seus últimos dias, ouvirá suas lamentações e entenderá toda a história e a sapiência que há por trás de seu semblante cansado. E então lhe acalentará e trará um pouco da dignidade que merece.
Você que é dependente, já deve ter ouvido falar de pessoas que ajudam outros como você, que entendem que é preciso um esforço hercúleo para sair do abismo em que se encontra. Elas entenderão que você precisa ter iniciativa sim, mas também precisa de ajuda, e o ajudarão. Acima de tudo, elas ficarão muito felizes com a sua recuperação.

Para todos vocês, uma mão amiga será estendida.

Sim, nobre leitor. Anjos existem. Estão em toda parte; em orfanatos, asilos, clínicas de reabilitação e em tantos outros lugares.
São pessoas que ajudam o próximo. Elas não precisam ser reconhecidas como heróis ou heroínas. São tão mais que isso justamente porque se satisfazem com tão pouco. O que para muitos é pouco retorno para tanto trabalho, para eles e para todos os que deles dependem é algo imensurável.
Uma criança feliz, um idoso com mais dignidade ou um drogado que se vê com um futuro. Tudo isso não tem preço.
Parabéns a todos os anjos. Que nós possamos ajudá-los, com o mínimo que seja, para que tenham êxito nas suas missões na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.