domingo, 17 de março de 2013

Crônica #13 - A questão


Durante uma daquelas famosas reuniões de “kickoff”, onde o gerente dá o empurrão para todos começarem o projeto com o pé direito, trazendo aquela injeção de ânimo e otimismo, ele discorre sobre os desafios que estão por vir. Cada “recurso” presente está mais do que ciente dos requisitos levantados junto ao cliente.
De repente, um deles, que participou do processo de vendas e conhece o cliente de perto, termina uma ligação no celular e pede a palavra.
- Pessoal, sinto informar, mas uma coisa passou despercebida. Temos que ver a questão dos bônus.
Quando ele diz isso, há uma harmonia que dura milésimos de segundo. Durante esse micro período, as ondas mentais na sala se harmonizam por todos terem exatamente o mesmo pensamento: “ops!” Ninguém pensou nos bônus que deveriam ser concedidos automaticamente durante a promoção do dia dos pais. Segundos depois, naturalmente, a harmonia dá lugar ao caos. Um requisito de última hora muda tudo. Muda a vida de todos.

Durante uma sessão de testes, o analista de qualidade vê que um dos casos de teste não passa de jeito nenhum. Não importa quantas vezes ele se certifique de que o ambiente está corretamente configurado, o teste sempre falha. Para ele, trata-se apenas de um erro pontual. Mas quando vai falar com o programador, percebe que o problema é bem maior do que ele imaginava.
- Você viu o email que eu mandei? Esse test case não está passando.
- Eu não sabia que vocês iam testar a tarifação em roaming.
- Claro que eu iria. Faz parte do escopo de qualquer projeto.
Horas depois, numa reunião com o gerente, o programador diz que há a questão do cenário das chamadas em roaming, que abre todo um leque de coisas que ele não fez no código-fonte, mas que deveria ter feito. Como consequência da questão, todos voltam à estaca zero.

Hoje busquei num dicionário online os significados possíveis para a palavra “questão”. Eis o que achei:

Questão (latim quaestio, -onis, procura, busca, investigação, inquérito, problema)
s. f.
1. Ponto que deve ser discutido ou examinado.
2. Tema, assunto, tese.
3. Negócio, pendência.
4. Disputa, controvérsia.
5. Dissidência, desacordo, discórdia.

Tentei entender todos esses significados porque, para mim, essa palavra possui uma conotação bem mais simplificada.
Na verdade, com o tempo percebemos que certas situações são até bem previsíveis quando esse termo é empregado. Aprendemos que a “questão” nos ajuda a entender bem a gravidade da situação e a nos preparar melhor para as horas-extras e noites insones que estão por vir. É quase leitura de pensamento.

- Você chegou a ver a questão das horas extras?
Se eu ouço essa frase, imagino logo que o projeto está no limite, e que não há horas extras autorizadas dali em diante. Provavelmente alguém precisa desesperadamente de mais dinheiro do cliente para prosseguir com o projeto.

- Tem também a questão do banco de dados.
Traduzindo: o esquema do banco de dados ainda não está pronto, ou a máquina não tem espaço em disco para armazenar tudo, ou a performance dele está bem aquém do esperado.

- Existe a questão das autorizações de viagem.
O projeto não tem mais dinheiro para bancar as viagens até o cliente.

- E quanto à questão dos requisitos?
Os requisitos não foram bem estimados no início do projeto, e agora alguém precisa gastar horas preciosas tirando tudo a limpo junto ao cliente. Alternativamente, o cliente mudou de ideia quanto aos requisitos, querendo incluir mais coisas no escopo do projeto sem ter que pagar mais por elas.

Como seria então o verbete da palavra “questão” no dicionário do mundo da Tecnologia da Informação?

Questão (latim tamufudiedis, imprevisto catastrófico)
s. f.
1. Problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.