quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Como ler a série policial M. Erming

Nobre leitora/leitor,

Os exemplares físicos de Cela sem Portas estão agora à venda! Basta clicar na imagem da capa, aqui ao lado, e então no link correspondente para ser direcionado à loja virtual.

Os exemplares físicos de O Próximo Alvo estarão disponíveis em breve. Mas antes que você se decida pela compra do e-book ou exemplar físico, de um ou outro, ou por esperar até que os exemplares físicos de O Próximo Alvo estejam disponíveis, eu gostaria de falar um pouco sobre a série policial M. Erming.

Atulamente, as série tem dois livros. O primeiro livro lançado, O Próximo Alvo, tem muita informação técnica. Tem toneladas de informações técnicas relacionadas à Computação, mais precisamente. Nessa história, Matheus Erming ainda era perito computacional, e o acompanhamos bem mais de perto, mostrando cada passo investigativo, cada evidência, suas angústias, seu passado e sua relação com o irmão, etc. Então, além de ser quase 30% mais extenso, considerando a contagem total de palavras (se comparado a Cela sem Portas), trata-se de um livro que tem leitura mais lenta, até porque a história principal não se passa em horas, mas em dias.

O segundo livro, Cela sem Portas, é menor e tem leitura mais fácil (menos informações do mundo da Computação, apesar de haver sim alguma coisa, que não é irrelevante). Nele, encontramos um Matheus Erming que já foi promovido a agente do departamento de Inteligência; não há mais o perito. Também há outros personagens que considero de igual importância, como o garoto Miguel. A história é mais ágil, e cada capítulo possui uma ou mais tags de horário (ex.: "07:40"), indicando o momento em que cada trecho teve início.

Resumindo, Cela sem Portas tem o componente "thriller" mais evidente, enquanto que O Próximo Alvo, devido à quantidade de informações técnicas, é mais direcionado a um nicho; talvez algum grupo de nerds que goste de tecnologia, o que não impede que outras pessoas gostem da história, como pode ser visto pelas resenhas que já estão disponíveis na Internet.

Por isso, minha recomendação é: caso não tenha lido nenhum dos dois livros e for optar por comprar um deles (supondo que ambos estejam disponíveis no formato de sua preferência, físico ou e-book), compre Cela sem Portas. Leia-o primeiro. Não existe a necessidade de ter lido O Próximo Alvo antes. Caso goste da história e surja curiosidade sobre o que aconteceu antes ou sobre quem de fato é Matheus Erming, aí sim vale à pena comprar O Próximo Alvo.

Porém, caso compre ambos os livros, então pode ler na sequência cronológica: O Próximo Alvo e em seguida Cela sem Portas.

A mensagem desse post é, resumindo: caso você compre apenas O Próximo Alvo, com o objetivo de ler Cela sem Potas em seguida, as chances de desistir são maiores, devido ao fato do primeiro livro possuir um nicho teoricamente mais restrito.

Sinceramente,

Marcel T.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.